quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Qual o Papel social da igreja?


Será que se hoje uma igreja do seu bairro mudasse de endereço o que seus vizinhos falariam?????
" Será que falariam: Que pena a igreja saiu daqui!!" Ou... falariam: "Graças a Deus sairam daqui!!!
Será que o papel da Igreja mudou?
 Qual a atuação da igreja hoje na sociedade? Até onde vai seu compromisso espiritual e social na comunidade em que está instalada?


Segundo a psicologa, dra. Mary Estevam,  Nos dias de hoje, em que a Psicoterapia encontra grande espaço na sociedade é comum as pessoas constatarem, em meio a uma crise pessoal, a necessidade de desenvolver a sua espiritualidade. O papel da igreja é muito importante, porque proporciona para o indivíduo através da fé, um grau de autoconfiança, consolo e consciência que o ajudará a lutar e buscar solução para os seus problemas. Por essa razão, a igreja é um lugar tão especial e precioso, no qual o amor de Deus pode ser demonstrado através do bom relacionamento entre as pessoas, tornando-se uma comunidade terapêutica e curadora.
Por exemplo: se uma pessoa conviveu ou convive numa família disfuncional (problemática), frequentando a igreja, ela passa a ser estimulada a melhorar, pois convive com outro modelo, que é bom e saudável, resultando num processo pessoal de cura.
Desta forma, a igreja através dos seus relacionamentos, consegue promover cura para os indivíduos e, consequentemente, traz benefícios para a sociedade.

Como agência do Reino de Deus na terra, a Igreja do Senhor (e isso significa cada cristão, inclusive eu e você) possuimos uma responsabilidade social. O cristão vive tanto na igreja quanto no seu mundo e tem responsabilidades para com ambos.
A tendência geral da igreja tem sido a de “eclesiastizar” seus membros, tornando-os meros cumpridores de programas ou freqüentadores de reuniões. Em geral, a evangelização visa “tirar o homem do mundo”, mas muitas vezes esquecem do dever de devolvê-lo ao mundo, transformado, com novas convicções e novos padrões.
Jesus lavando os pés de seus dicipulos. Mais que palavras, atitude.
A grande maioria das igrejas, e crentes individualmente, demonstra “preocupação social” através da oração pelos problemas sociais que afligem o mundo. Esta preocupação é legítima e incentivada na Bíblia. Bem menor, porém, é o número de igrejas e crentes que desenvolvem algum tipo de “serviço social”. Este serviço também é incentivado e acha apoio na Biblia, principalmente no exemplo dos primeiros cristãos (Jesus e seus discipulos). O maior problema hoje, entretanto, está na “ação social”. É muito raro ver igrejas ou crentes verdadeiramente envolvidos numa ação social. Em geral a igreja se omite e mesmo desencoraja seus membros acerca de envolvimentos em causas políticas que visem modificar ou mesmo derrubar estruturas injustas. No entanto, esta atitude também está presente na Palavra. Muitos Cristãos no passado estiveram envolvidos em ação social, confrontando governantes ou mesmo se rebelando contra governos injustos (Exemplos: Joiada, o sacerdote, que fez aliança com os capitães, para derrubarem a usurpadora Atalia, a fim de estabelecerem Joás como rei de Judá; Daniel, em Babilônia; Neemias, em Judá; José, no Egito; entre outros).
A Igreja do Senhor, não existe apenas para desenvolver uma preocupação social e para prestar serviços sociais, mas também para uma ação social efetiva.
No dia a dia de cada um de nós, quem já não estendeu a mão a um amigo, vizinho desconhecido? Quem já não deu seu "ombro amigo" a alguém e soube pelo menos ouvi-lo. Quem já não teve uma ação solidária com alguém? Isto é Diaconia! Ações concretas sem esperar nada em troca.

Extraido de: //montesião.pro.br
                  //luteranos.org.br
                 //diaconia.org.br
O blog meubairrofaz expande este questionamento a toda e qualquer pratica religiosa, sem intuito de direcionar este materia a nenhum segmento religioso sob forma de critica.
Onde está escrito "igreja" leia-se como instituição ou grupo religioso, sejam catolicos, protestantes, espiritas ou outros grupos organizados.
 Solidariedade não é uma exclusividade de igrejas ou grupos é uma atitude que deve vir do coração de todos nós.

Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: sê forte" Isaisas 41:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário