quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Acessibilidade: Um direito de todos



Ultimamente nosso blog publicou matérias sobre a drenagem e pavimentação de dezenas de ruas em diversos bairros da cidade, porém, um assunto muito pouco discutido e observado por todos é a questão da acessibilidade, não apenas de deficientes físicos mas também de idosos e de pedestres que muitas vezes são desrespeitados em seu direito de tráfego com ruas e calçadas irregulares que em alguns casos causam acidentes.
segundo levantamento de instituições, menos de 10% dos quarteirões de grandes cidades do Brasil são uniformes no tipo de piso, nas dimensões e inclinações. Mais da metade dos restaurantes e lojas tem guias rebaixadas ou garagens irregulares, que atrapalham a passagem dos pedestres. por ano cerca de 100.000 pessoas caem e se machucam nas calçadas. Os idosos são os mais prejudicados. De cada cinco envolvidos em acidentes de trânsito, um é pedestre.
A Lei 6.068/00  da constituição Federal, obriga as instalações de órgãos estaduais, equipamentos urbanos, mobiliários urbanos e locais de acesso público a adaptarem-se às normas da NBR 9.050 da ABNT.
NBR 9.050 diz: É obrigação dos responsáveis pelos imóveis, no caso o proprietário ou o locatário, construir calçadas e mantêm-las em bom estado de conservação. Ao poder público cabe a responsabilidade pela execução e manutenção das calçadas em orlas, praças e canteiros centrais de avenidas.
 
São Lourenço não tem nenhuma lei municipal especifica sobre o assunto, porém  foi aprovada na câmara municipal o projeto de lei sobre carga e descarga no centro da cidade que visa disciplinar e ordenar as atividades de carga e descarga de produtos nas artérias do centro da cidade, assim diminuindo a caótica situação atualmente estalada nas áreas comerciais, atingindo sobre maneira o bem-estar e o direito de ir e vir da população. O referido projeto proíbe a parada e estacionamento de veículos transportadores de cargas com comprimento superior a 6,00 (seis metros), nos dias úteis, das 7h às 19h, nas seguintes vias : Centro, Tiúma e Vila do Reinado e está regido na lei Nº 9.503/97 do código de transito Brasileiro.


A população também tem sua parcela de responsabilidade no quesito manutenção de calçadas, quantas vezes passamos  na frente de residências e tropeçamos em pedaços de concreto e em buracos.
Se 10% das calçadas forem consertadas, justamente aquelas nas avenidas onde há maior concentração de serviços, 90% do problema de locomoção será resolvido.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Onde Voce Mora?



Cidade da copa? município de Recife?
Essas expressões estão corretas? sim, estão!
vila, bairro, loteamento?
será que sabemos em que tipo de conjunto habitacional vivemos?
meubairrofaz está aqui para tirar sua duvida...

Cidade ou município?

Em uma primeira análise, pode até não parecer, mas cidade e município são dois conceitos completamente diferentes.
O município é uma circunscrição territorial administrada por um prefeito, que engloba áreas rurais e urbanas. No total, o Brasil tem 5.564 municípios.
Já as cidades são as povoações centrais que formam o núcleo central do município. No Brasil, todas as sedes de municípios são cidades, não importa tamanho ou importância.

o IBGE utiliza de critérios para definir diferentes categorizações de cidades.

- Cidade pequena - possuem de 500 a 1000 hab.
- Cidade média - possuem de 1001 a 500.000 hab.
- Cidade grande - possuem de 500.001. a 1.000.000 hab.
- Metrópole - acima de 1.000.000 de hab
- Megacidade - acima de 10.000.000 de hab

 Bairro ou vila?

Uma vila é um aglomerado populacional de tamanho intermédio entre a aldeia e a cidade, dotado de uma economia, quase auto suficiente,
Em muitas cidades brasileiras, o termo "vila" é usado como referência a bairros,
como em São Paulo (Vila Madalena, Vila Mariana e Vila Prudente por exemplo).
Em alguns outros Estados, designa bairros populares como em Curitiba, o conjunto de vilas é denominado bairro. No Rio Grande do Sul, o termo é usado como sinônimo de favela.
Por isto, hoje, equivocadamente, muitos municípios criados no império e na colônia comemoram o dia da sua fundação como sendo o dia em que foram elevados a cidade, o que não é correto, na verdade alcançaram autonomia política no dia da criação da vila.

Bairro é uma comunidade ou região dentro de uma cidade ou município.
Em geral os bairros podem ser formados por condomínios horizontais, representados por casas, mansões, sobrados, bangalôs e chalés, ou apresentar verticalização sendo representados pelos apartamentos e arranha-céus.
Situam-se em diversas áreas como: centro da cidade, próximo ao mesmo, nas periferias ou em áreas longínquas, nos subúrbios, sendo até mesmo polos turísticos, centros financeiros, industriais ou de serviços.

Loteamento ou Parque residencial por sua vez é a divisão de um terreno em lotes, tendo em vista a construção de casas etc. O conjunto das casas etc. desse terreno.

Os condomínios são uma forma de desenvolvimento imobiliário ou de comunidades residenciais em que o acesso de pessoas e de veículos é restrito. São normalmente caracterizados por serem compostos de poucas ruas ou edifícios residenciais, murados e munidos de amenidades.

Favela é uma área degradada de uma determinada cidade caracterizada por moradias precárias, falta de infraestrutura e sem regularização fundiária.
  
Distritos são territórios em que se subdividem os municípios, e costumam se subdividir em bairros. Os distritos dispõem obrigatoriamente de cartório de ofícios de registro civil e, nos municípios maiores, podem sediar sub-prefeituras ou administrações regionais.

O Município de São Lourenço é formado basicamente por estes bairros e comunidades:

Distritos e zona rural:

Matriz da Luz
São Lourenço da Mata - PE
Lages
Santa Rosa
Tapacurá
Tiuma

Bairros:

Nova Tiuma
Caiara
Vila do Reinado
Pixete
Alto Santo Antônio  
Muribara

Parque Capibaribe
Penedo
Capibaribe
Várzea fria
 Centro

Loteamentos e comunidades:

Rosina Labanca
Constantino
Vila dourada
Barro Vermelho
Lot. São João e São Paulo
Várzea Fria
Chã da Tábua
Lot. Metropolitano
Lot Francisco de Paula

As comunidades  de Munguba e Guadalajara são áreas limite de São Lourenço com Camaragibe (munguba/estrada de aldeia) e com Paudalho (Guadalajara/BR-408).

domingo, 21 de agosto de 2011

O que pagamos?



Você sabe o que é um a taxa, uma tarifa ou um imposto? o que significa e para onde vão os recursos recolhidos com os valores cobrados? meubairrofaz fez uma breve pesquisa sobre o que nos é cobrado e trazemos algumas definições para você aprender um pouco mais.

Primeiro, vamos as definições:

Taxa -Na legislação tributária brasileira, taxa é um tributo em que "a contraprestação de serviços públicos ou de benefícios feitos, postos à disposição ou custeados pelo Estado, em favor de quem paga ou por este provocado". Ou seja, é uma quantia obrigatória em dinheiro paga em troca de algum serviço público fundamental (ou para o exercício do poder de polícia), oferecido diretamente pelo Estado.

Tarifa - (preço público) é uma cobrança facultativa, devendo ser paga por coisas desnecessárias, em decorrência da utilização de serviços públicos não-essenciais, feita indiretamente pelo estado, através de empresas privadas que prestam serviços em nome do mesmo.
Apesar de ser similar à taxa, a tarifa não é considerado como uma forma de tributo.

Tributo - É a obrigação imposta as pessoas físicas e pessoas jurídicas de recolher valores ao Estado, ou entidades equivalentes (tribos e grupos revolucionários). É vulgarmente chamado por imposto, embora tecnicamente este seja mera espécie dentre as modalidades de tributos.

Imposto - São tributos cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte. Os impostos se caracterizam por serem de cobrança compulsória e por não darem um retorno ao contribuinte sobre o fato gerador.
Por exemplo, um imposto sobre posse de automóvel não necessariamente será revertido em melhorias das condições das vias urbanas ou rodovias.

Agora vamos as siglas...


IPTU

Imposto sobre a Propriedade predial e Territorial Urbana é um imposto brasileiro instituído pela Constituição Federal cuja incidência se dá sobre a propriedade urbana.  Os contribuintes do imposto são as pessoas físicas ou jurídicas que mantém a posse do imóvel, por justo título.
A função do IPTU é tipicamente fiscal, embora também possua função social. Sua finalidade principal é a obtenção de recursos financeiros para os municípios, embora ele também possa ser utilizado como instrumento urbanístico de controle do preço da terra.
Atualmente ele é definido pelo artigo 156 da Constituição de 1988, que caracteriza-o como imposto municipal, ou seja, somente os municípios têm competência para aplicá-lo.
A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel sobre o qual o imposto incide. Este valor deve ser entendido como seu valor de venda em dinheiro à vista, ou como valor de liquidação forçada. É diferente de seu valor de mercado, onde o quantum é ditado pela negociação, aceitação de parte do preço em outros bens, entre outros artifícios, enquanto aquele, isto é, o valor venal, é ditado pela necessidade de venda do imóvel em dinheiro à vista e em curto espaço de tempo. Por isso, o valor venal de um imóvel pode chegar a menos de 50% de seu valor de mercado. A aliquota utilizada é estabelecida pelo legislador municipal, variando conforme o município.

Taxa de Iluminação Publica

A iluminação pública é de responsabilidade dos municípios. No caso da Celpe, por exemplo, a empresa recolhe a taxa e a repassa para as Prefeituras. Muitas vezes, esses recursos retornam diretamente para a concessionária sob a forma de pagamento da conta de luz ou para investimentos no sistema.
Já existem pareceres do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF) declarando a inconstitucionalidade da cobrança da taxa
O consumidor que quiser cortar o pagamento da Taxa de Iluminação Pública (TIP) de sua conta mensal de luz, pode fazê-lo sem problema. Basta procurar algum dos escritórios da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), solicitar o formulário já existente, preencher e entregar aos atendentes da empresa. Sem muita burocracia, os clientes podem excluir a TIP de suas faturas mensais. (Em algumas cidades este processo é realizado na prefeitura municipal).

IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um imposto brasileiro.
É um imposto estadual, ou seja, somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo. Do total arrecadado por cada veículo, 50% é destinado ao governo estadual, enquanto que os outros 50% são destinados ao município onde o veículo foi emplacado. O IPVA tem como fato gerador a propriedade do veículo automotor (automóveis, motocicletas etc).
Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, a propriedade de veículos de natureza hídrica ou aérea não é fato gerador desse imposto, sendo tão somente veículos de circulação terrestre.
Os contribuintes do imposto são os proprietários de veículos automotores.
A alíquota utilizada é determinada por cada governo estadual, com base em critério próprio. A base de cálculo é o valor venal do veículo, estabelecido pelo Estado que cobra o imposto.
A função do IPVA é exclusivamente fiscal.
Cobrado anualmente pelos estados e pelo Distrito Federal, não tem relação direta com prestação de serviço (asfaltamento em ruas, colocação de sinais etc.) como tinha a antiga Taxa Rodoviária Única, que era usada para a manutenção das rodovias. Aliás, esta é a característica essencial de todo imposto: é uma receita da União, Estados ou Municípios utilizada para as despesas normais com a administração - educação, saúde, segurança, saneamento etc.


  O orgão municipal responsável pelos impostos é a secretaria municipal de finanças, esta é responsável por controlar o fluxo financeiro da Prefeitura, desde a licitação até a compra de produtos e a prestação de serviços. É responsável também pela tributação do município, e controle das dotações orçamentárias.
O nosso atual secretário é o sr. Angelo Albanez, popularmente conhecido como "Gino".

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pavimentação e Drenagem: Agora vai!



Depois de investir mais de 2 milhões em ações de pavimentação e drenagem, o Prefeito Ettore Labanca vai viabilizar este procedimento em mais 46 ruas do município. Este anúncio foi feito pelo Secretário de Finanças de São Lourenço da Mata, Angelo Albanez, na última quarta-feira (17), durante uma entrevista coletiva com a imprensa local.
Essas obras fazem parte de um pacote de ações no valor de R$ 9 milhões de reais, que contemplará também a qualificação de praças, a construção de uma nova escola e de um centro cultural e entre outros. As localidades beneficiadas serão os loteamentos Caiará, Metropolitano, Helena de Moraes e também os bairros de Nova Tiúma, Rosina Labanca, Tiúma e Matriz da Luz.
A execução do processo de pavimentação e drenagem terá início em Setembro. “Esperamos passar o período do inverno para dar continuidade a essas ações, e com a chegada do verão vamos começar essas obras com todo o vapor”, enfatizou Albanez.
Fonte: Blog São Lourenço Noticias

Sem duvidas, essas obras são mais do que esperadas por essas comunidades, algumas dessas ruas tem décadas de existência e nunca receberam nenhum tratamento.Caso do Bairro de Caiara, que recebeu visitas do "Calendário do NETV" sobre o problema do esgoto que se estende por varias ruas, transformando o bairro em um verdadeiro pântano, com suas ruas cheias de mato e erosões, tornando impossível a passagem de veículos e dificultando a locomoção dos moradores. Sem falar do risco de ploríferação de doenças como dengue, filaríose e ate cólera.

Estas são algumas das ruas que serão beneficiadas:

Loteamento Caiará
Primeira Travessa Rua dos Cravos
Rua das Flores
Esta é a situação do Lot. Caiara.
Rua das acácias                           
Rua dos Lírios
Rua dos Cravos
Rua do Girassol
Rua do Beija Flor
Rua das Violetas
Rua Manoel de Moura
Nova Tiúma
Rua Sebastião
 Primeira Travessa São Sebastião 
Rua Santa Luiza
Rua Bonito
Rua O
Loteamento Metropolitano
Rua Maria do Carmo
Rua Walter Prazeres do Camará
Rua Joaquim Francisco dos Santos
Rua Graco Jacó
Rua Osvaldo Carneiro de Sá Cavalcanti
Rua Luiz de Freitas
Rua Projetada 01
Rua Projetada 03
Rua Projetada 03
Rosina Labanca
Rua Maria Estela Amazonas
Rua Dário Luiz da Silva
Rua Cristal
Rua Calcedônia
Rua Turmalina
Rua Sardios
Rua Águas Marinhas
Rua Barreiros
Loteamento Helena de Moraes
Rua das Pitangas
Rua Santo Antonio
Rua São João
Rua da Lagoa
Rua da Lagoa 01
Rua da Bicicleta
Rua Frei Damião
Rua das Pêras
1ª Travessa da Rua Frei Damião
2ª Travessa da Rua Frei Damião
3ª Travessa da Rua Frei Damião
Rua Beira Canal
Matriz da Luz
Rua Santa Terezinha
Rua Coelho Muniz

Aqui abaixo são os links dos vídeos do "Calendário do NETV" na comunidade do Caiara. A Equipe prometeu voltar dia 30/12/2011 e torcemos para que esta matéria seja para dar um carimbo de "resolvido" nos problemas não só de Caiara mais das outras comunidades contempladas.

Vídeo 01 - dia 09/05/2011
http://pe360graus.globo.com/videos/cidades/urbanismo/2011/05/09/VID,21772,4,583,VIDEOS,879-AGUA-SUJA-ACUMULA-MEIO-RUA-LOTEAMENTO-CAIARA.aspx

Vídeo 02 - dia 30/07/2011

http://pe360graus.globo.com/videos/cidades/grande-recife/2011/07/30/VID,23179,4,217,VIDEOS,879-MORADORES-LOURENCO-OBRA-ESTACAO-ESGOTO-ANOS.aspx

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Qual o Papel social da igreja?


Será que se hoje uma igreja do seu bairro mudasse de endereço o que seus vizinhos falariam?????
" Será que falariam: Que pena a igreja saiu daqui!!" Ou... falariam: "Graças a Deus sairam daqui!!!
Será que o papel da Igreja mudou?
 Qual a atuação da igreja hoje na sociedade? Até onde vai seu compromisso espiritual e social na comunidade em que está instalada?


Segundo a psicologa, dra. Mary Estevam,  Nos dias de hoje, em que a Psicoterapia encontra grande espaço na sociedade é comum as pessoas constatarem, em meio a uma crise pessoal, a necessidade de desenvolver a sua espiritualidade. O papel da igreja é muito importante, porque proporciona para o indivíduo através da fé, um grau de autoconfiança, consolo e consciência que o ajudará a lutar e buscar solução para os seus problemas. Por essa razão, a igreja é um lugar tão especial e precioso, no qual o amor de Deus pode ser demonstrado através do bom relacionamento entre as pessoas, tornando-se uma comunidade terapêutica e curadora.
Por exemplo: se uma pessoa conviveu ou convive numa família disfuncional (problemática), frequentando a igreja, ela passa a ser estimulada a melhorar, pois convive com outro modelo, que é bom e saudável, resultando num processo pessoal de cura.
Desta forma, a igreja através dos seus relacionamentos, consegue promover cura para os indivíduos e, consequentemente, traz benefícios para a sociedade.

Como agência do Reino de Deus na terra, a Igreja do Senhor (e isso significa cada cristão, inclusive eu e você) possuimos uma responsabilidade social. O cristão vive tanto na igreja quanto no seu mundo e tem responsabilidades para com ambos.
A tendência geral da igreja tem sido a de “eclesiastizar” seus membros, tornando-os meros cumpridores de programas ou freqüentadores de reuniões. Em geral, a evangelização visa “tirar o homem do mundo”, mas muitas vezes esquecem do dever de devolvê-lo ao mundo, transformado, com novas convicções e novos padrões.
Jesus lavando os pés de seus dicipulos. Mais que palavras, atitude.
A grande maioria das igrejas, e crentes individualmente, demonstra “preocupação social” através da oração pelos problemas sociais que afligem o mundo. Esta preocupação é legítima e incentivada na Bíblia. Bem menor, porém, é o número de igrejas e crentes que desenvolvem algum tipo de “serviço social”. Este serviço também é incentivado e acha apoio na Biblia, principalmente no exemplo dos primeiros cristãos (Jesus e seus discipulos). O maior problema hoje, entretanto, está na “ação social”. É muito raro ver igrejas ou crentes verdadeiramente envolvidos numa ação social. Em geral a igreja se omite e mesmo desencoraja seus membros acerca de envolvimentos em causas políticas que visem modificar ou mesmo derrubar estruturas injustas. No entanto, esta atitude também está presente na Palavra. Muitos Cristãos no passado estiveram envolvidos em ação social, confrontando governantes ou mesmo se rebelando contra governos injustos (Exemplos: Joiada, o sacerdote, que fez aliança com os capitães, para derrubarem a usurpadora Atalia, a fim de estabelecerem Joás como rei de Judá; Daniel, em Babilônia; Neemias, em Judá; José, no Egito; entre outros).
A Igreja do Senhor, não existe apenas para desenvolver uma preocupação social e para prestar serviços sociais, mas também para uma ação social efetiva.
No dia a dia de cada um de nós, quem já não estendeu a mão a um amigo, vizinho desconhecido? Quem já não deu seu "ombro amigo" a alguém e soube pelo menos ouvi-lo. Quem já não teve uma ação solidária com alguém? Isto é Diaconia! Ações concretas sem esperar nada em troca.

Extraido de: //montesião.pro.br
                  //luteranos.org.br
                 //diaconia.org.br
O blog meubairrofaz expande este questionamento a toda e qualquer pratica religiosa, sem intuito de direcionar este materia a nenhum segmento religioso sob forma de critica.
Onde está escrito "igreja" leia-se como instituição ou grupo religioso, sejam catolicos, protestantes, espiritas ou outros grupos organizados.
 Solidariedade não é uma exclusividade de igrejas ou grupos é uma atitude que deve vir do coração de todos nós.

Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: sê forte" Isaisas 41:6

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Eleições no Parque Capibaribe é uma festa!



Exercicio de cidadania e democracia. neste ultimo domingo (14/08) houve a eleição da diretoria da Associação dos Amigos do Parque Capibaribe para o próximo triênio (2011-2014). Foi grande a movimentação dos moradores durante todo o dia na Escola Estadual Dona Leonor Porto.
A Associação foi fundada em 31 de março de 2002 e funciona em uma sede provisória na rua 42, Nº 108 - Parque Capibaribe. O atual presidente é o sr. Alberto Albuquerque, que também esteve concorrendo a sua re-eleição.
Haviam 04 chapas na concorrência e a movimentação de "militantes" fazendo boca de urna foi digna de verdadeiras eleições, tudo num clima descontraído e de muita cordialidade.

O resultado foi divulgado no final da tarde com os seguintes numeros:

1 -  Mudança com Participação - 203 votos
Presidente: João Eugênio
Vice: Neuza Paula

Cenourinha e Giba: Agora é pra valer!
2 - Trabalho com seriedade e continuidade - 180 votos
Presidente: Alberto Albuquerque (Atual Presidente)
Vice: Otacilio Cardoso

3 - Agora é pra valer! - 449 votos
Presidente: Fábio Vieira (Cenourinha)
Vice: Gilberto (Giba)

4 - Construindo Base - 261 votos
Presidente: Rogério Soares
Vice: Potiguar Barreto

No total foram 1115 eleitores, sendo 22 nulos, restando 1093 votos validos.
O blog meubairrofaz parabeniza o vencedor sr. Fábio Vieira (Cenourinha) pela conquista e desejamos uma gestão cheia de conquistas, projetos e muitos resultados.


Não podemos deixar de agradecer ao sr. Clecio Roberto,  presidente da comissão eleitoral, que teve toda boa vontade em fornecer informações, dando muita atenção e e reconhecendo o valor dos meios de comunicação local.

sábado, 13 de agosto de 2011

Quais os deveres de um vereador?

 
Já falamos sobre o que é uma associação de bairro e suas atribuições, agora, vamos falar também sobre esse agente tão importante para as comunidades, o vereador.

o vereador, o mais antigo agente político do país, começou a atuar em 1532 com a criação da Câmara Municipal de São Vicente e é o principal intermediário entre o povo e o Executivo. O vereador elabora as leis que orientam o crescimento das cidades e fiscaliza as ações dos governos nos planos federal, estadual e municipal.
Em vários séculos de atividades, somente durante oito anos, entre 1937 e 1945, foi impedido de exercer suas atividades, quando Getúlio Vargas mudou a constituição, criou o Estado Novo e acabou com os poderes Legislativo e Executivo.

Ao contrário do deputado estadual, que exerce suas atividades na capital do Estado, ou do federal, que as exerce em Brasília, o vereador age na comunidade, aos olhos dos eleitores. Daí vem a força de sua representatividade. Representa menos cidadãos, mas o representa muito mais. E com a Constituição de 1988 o Legislativo foi mais valorizado ainda. Os vereadores conquistaram autonomia e liberdade para orientar os destinos do município. Pela primeira vez na história constitucional, o município foi reconhecido dentro da Federação. E ao Legislativo foi dada sua verdadeira importância.

O vereador tem poderes para fiscalizar todos os atos do Executivo, podendo inclusive julgar o prefeito pela prática de infrações político-administrativas. Uma inovação de relevância da Constituição de 5 de outubro de 1988 foi dar competência aos municípios para a elaboração e aprovação de sua Lei Orgânica, onde estão abordados todos os assuntos de interesse da comunidade.

Cabe ao vereador, expor os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público.

E aqui fica a pergunta: será que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito em troca de “benefícios” pessoais, exercerá livremente a função de fiscalizá-lo? Não. E é isso que acontece na maioria das cidades brasileiras. Isso precisa ser mudado.Vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódios ou rancores.

É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa freqüentar as reuniões dos Legislativos Municipais, para saber como estão se comportando os “representantes do povo”.
Também é válido lembrar que pela estrutura social brasileira, ao vereador é sempre cobrada a função de assistente social. Isso vem de longe. São os costumes “coronelísticos” que persistem, como herança política da República Velha.

Infelizmente, devido à realidade de pobreza da maioria dos nossos municípios, ainda se pensa assim, o que torna desfigurada a ação política. Essa mentalidade tanto compromete o eleitor, vítima maior, por falta de educação política, quanto ao vereador, que não dispondo de condições materiais para solucionar os problemas do seu eleitorado, obriga-se ao cabresto do Prefeito. Mas, tanto no caso do eleitor como do vereador, predomina-se a escassez de educação política.

Precisamos de vereadores atuantes, dispostos a romperem com os costumes persistentes de subserviência e vício. O vereador deve agir sem apego a benefícios pecuniários. Ele deve usar, com disposição, a prerrogativa de denunciar possíveis fraudes envolvendo dinheiro público, sobretudo pela tendência descentralizadora existente, pois recursos estão indo direto para as mãos dos Prefeitos, como é o caso do Ensino Fundamental.

O Vereador, no exercício de seu mandato, tem o dever de trabalhar para toda a comunidade de seu Município; acompanhar os acontecimentos da vida da comunidade; conhecer os problemas e necessidades dessa comunidade; buscar soluções que atendam aos interesses dos cidadãos; participar ativamente das sessões na Câmara Municipal; proporcionar à população todas as condições para o exercício pleno da cidadania.
Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.

Fontes:
http://www.camarajacarei.sp.gov.br
http://toinhodariachodoce.com/papeldovereador
http://www.marica.com.br/2006/2404drdaniel.htm

Este Blog não está relacionado a nenhuma corrente ideológica, partido político ou candidato, o material aqui postado é fruto de pesquisas e de carater informativo.

 Nos próximos dias, estaremos falando sobre a atuação de grupos organizados nas comunidades, ONGs, Igrejas, Grupos Desportivos, Clubes de Mães, entre outros. Aguardem.

Comente e fale sobre o que acontece no seu bairro, teremos um grande prazer em publicar e divulgar.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Quem foi São Lourenço?


São Lourenço padroeiro dos Arquivistas e dos Pobres
Na semana em que nossa cidade comemorou o dia de seu padroeiro, meubairrofaz, traz nesta matéria algumas informaçoes sobre o santo, um pouco do que voce precisa saber.
São Lourenço sofreu o martírio durante a perseguição de Valeriano, em 258. Era o primeiro dos sete diáconos da Igreja romana. A sua função era muito importante o que fazia com que, depois do Papa, fosse o primeiro responsável pelas coisas da Igreja. Como diácono, São Lourenço tinha o encargo de assistir o papa nas celebrações; administrava os bens da Igreja, dirigia a construção dos cemitérios, olhava pelos necessitados, pelos órfãos e viúvas. Foi executado quatro dias depois da morte de Sisto II e de seus companheiros. O seu culto remonta ao século IV.
Preso, foi intimado a comparecer diante do prefeito Cornelius Saecularis, a fim de prestar contas dos bens e das riquezas que a Igreja possuía. Pediu, então, um prazo para fazê-lo, dizendo que tudo entregaria. Confessou que a Igreja era muito rica e que a sua riqueza ultrapassava a do imperador. Foram-lhe concedidos três dias. São Lourenço reuniu os cegos, os coxos, os aleijados, toda sorte de enfermos, crianças e velhos. Anotou-lhes os nomes ... Indignado, o governador concedeu-o a um suplício especialmente cruel: amarrado sobre uma grelha, foi assado vivo e lentamente. No meio dos tormentos mais atrozes, foi ironico em dizer ao carrasco: "Vira-me, que deste lado já está bem assado ... Agora está bom, está bem assado. Podes comer!..."



Basilica de São Lourenço (Itália), Reconhecimento de Roma ao trabalho do Santo para a igreja e a sociedade.
Roma cristã venera o hispano Lourenço com a mesma veneração e respeito com que honra os primeiros apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana. O que foi Santo Estêvão em Jerusalém, foi São Lourenço em Roma.
Lourenço ou Lorenzo era de Valência - Espanha, que o torna também conhecido por todo o mundo como São Lorenzo de Huesca ou Valência. 
Fonte: Blog spe Deus



O Hino
 
Composto por Santo Ambrosio (338-397), relatando a biografia do mártir Lourenço, faz parte de sua famosa Hinologia (canto ambrosiano), nascida a partir de 386. A hinologia ambrosiana alterna a recitação de um Salmo bíblico com o canto de um hino relacionado com  a festividade do dia, a comemoração de um mártir etc.

Lourenço, o arcebispo
quase um apóstolo,
imortalizado pela fé romana
com a coroa própria dos mártires.
Enquanto seguia o mártir Sisto,
um responso profético dele obteve:
"Cessa, fgilho, de afligirte:
me seguirás daqui  a três dias".

Não sentiu o temor do suplício
o designado herdeiro daquele sangue
que com o olhar piedoso comtempla
o destino que logo será seu.

Já naquele mártir
o sucessor legítimo celebra
o triunfo de mártir, na posse como está
de um empenho marcado pela voz e pelo sangue.
Impõem-lhe de entregar em três dias
os tesouros eclesiais;
docilmente promete, não recusa,
acrescentando uma zombaria à vitória.

Que esplêndido espetaculo!
Reúne filas de pobres e exclama,
indicando aqueles míseros:
"Eis as riquezas da Igreja!".

Verdadeiras as perenes riquezas
são dos fiéis os pobres;
zombando o avaro se impacienta:
a vingança e as chamas apresta.

Queima-se por sí o carnífice
e foge de suas próprias chamas:
"Virem-me", pede o mártir,
e ordena: "se está cozido, comam".


OBS: Não foram localizadas informações precisas sobre o hino cantando durante as celebrações entitulado "Hino a São Lourenço Martir" (estribilho: São Lourenço padroeiro, deste nobre e bom torrão, sois fanal no mundo inteiro e sois luz no coração.), caso algum leitor tenha essa informação mande um post que estaremos publicando.

São Lourenço é o padroeiro dos pobres e dos arquivistas, os profissionais responsaveis por guardar e organizar arquivos de documentos ou objetos antigos em instituições. Dai se emprega o termo diacono (do grego diakonos) quer dizer, ministrar (servir), auxiliar, aquele que zela.
Dentre muitas cidades que tem São Lourenço como padroeiro, 10 de agosto também é comemorado nestas cidades do Brasil que levam o nome do santo:

São Lourenço da Mata    PE
São Lourenço do Piauí    PI
São Lourenço                 MG
Divino de São Lourenço  ES
São Lourenço da Serra    SP
São Lourenço do Oeste   SC
São Lourenço do Sul       RS

Dia 10 de agosto também se comemora o dia da solidariedade cristã.


A "festa de São Lourenço" celebrada com missas e shows não tem relação com o nascimento do municipio. Aemanicipação politica de São Lourenço da Mata é marcada no dia 10 de Janeiro.

Fonte: blog meubairroFaz