terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Programa Paulo Freire Fazendo a Diferença



O Programa Paulo Freire - Pernambuco Escolarizado  está ativo em São Lourenço desde sua primeira versão, que contava com o suporte do SESI em 2007, a edição lançada sob direção do Governo do estado em 2008, ganhou uma forma mais dinamica e expandiu-se com facilidade em todo estado.
O curso de alfabetização ofertado tem duração de dez meses, sendo oito meses focados na alfabetização e dois na qualificação sócio-profissional inicial.
Ao longo do curso os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências de leitura, escrita e matemática e, dependendo do desempenho, passam a ter plenas condições de ingressar na Educação de Jovens e Adultos regular. E o acesso a cursos de qualificação segue a vocação socioeconômica da região em que vivem: agroecologia; segurança alimentar e nutricional; Agricultura Familiar; Psicultura; Caprinocultura, ovinocultura; apicultura;entre outras.
Programa Paulo Freire – Lançado em 2008, tem por objetivo principal permitir que jovens e adultos possam efetivamente ser alfabetizados estando aptos a prosseguir na educação básica. A meta do curso é também promover a inclusão social e qualificar os estudantes para o mercado de trabalho. No ano, de sua primeira edição em São Lourenço (2007), cerca de 900 alfabetizandos foram cadastrados sob a orientação de 40 alfabetizadores e 3 coordenadores de turmas que estiveram envolvidos na iniciativa. Hoje, na atual edição (2011) segundo a articuladora social Jacicleide, um total de 3500 alfabetizandos, cerca de 100 alfabetizadores e 20 coordenadores aderiram formalmente ao Programa. Numeros que vem destacando nosso municipio na região metropolitana em termos de desenvolvimento humano e chamando a atenção da secretaria de educação do estado de forma positiva, sendo a euipe de São Lourenço varias vezes sitada em encontros do capacitação como modelo organizacional de resultados claros e satisfatorios sem dscartar a  possibilidade de nossa cidade receber outros projetos de tamanha grandeza. A expectativa para 2012/2013 será atender 7.000 pessoas em toda cidade.

Alfabetizadoras Paulo Freire - Rosina Labanca recebendo materiais didaticos e merenda dos alunos


Nenhum comentário:

Postar um comentário