terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Natal, tempo de festa!


Muita musica e alegria marcaram a ultima quarta-feira (21) onde as crianças da vila do Reinado e Rosina labanca tiveram seu momento de diversão. A Associação de moradores promoveu uma linda festa de natal com distribuição de brindes e doces, realizada por uma alegre mamãe noel. Na associação funciona o programa "Leite de todos" do governo do estado, que hoje beneficia familias das comunidades de vila do Reinado, Rosina Labanca e Vila Dourada, sob organização da articuladora social, Jacicleide




Na quinta-feira (22) foi a vez das crianças do Loteamento São João e São Paulo receber visita desta ilustre mamãe Noel e sua alegria, a casa da amiga Madalena, articuladora social da comunidade, abriu as portas para a festa e não faltou alegria e diversão. As crianças ganharam brinquedos e lanche, tudo feito com muito carinhoalém de participarem de uma bela cantata de natal para seus pais e moradores presentes no evento.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O que dizer?

Meubairofaz traz hoje a imagem que expressa a indignação dos moradores do loteamento Francisco de Paula, e com um texto fornecido por um morador da comunidade, uma demostração explicita de insatisfação carregada de ironia.


Só bois e vacas podem viver comendo o capim ruim de projetos e serviços publicos basicos de má ou pessima qualidade, a seco, sem o direito de reclamar para não correr o risco de não ser atendido.
Nós, moradores da "cidade da copa" não.

Só bois para viver na lama e sem entender o jogo de "empurra-empurra" sobre quem é responsavel pelas obras naquela comunidade e mesmo assim, nós moradores é que ficamos ruminando nossa raiva, passivos diante a burocracia e sobreviventes do descaso.

Só bois para arrastar "carros-de-boi" pela lama das ruas quebradas, sendo bois, fica entendido que não precisamos de calçamento. Nós moradores que pagamos impostos precisamos.

A realidade é, somos tratados como bois, pois para eles, os politicos fazendeiros, estamos em um "cural" e a cada quatro anos, contam nossas cabeças e dividem-nos em lotes, dão ração, agua e o numero, mandam ate carro vir nos buscar na porta para irmos eleger nossos novos irresponsaveis.

Não somos bois, senhores politicos, mas os senhores, como bons "equus" poderiam começar a comer a floresta que cresce instantanea em nossa praça, certamente, em pouco tempo tudo estaria limpo.

Bois não precisam de iluminação publica, cidadãos sim. O bairro está entregue a marginalidade durante a noite, ruas mau iluminadas e sem policiamento intensivo.

O esgoto que estoura e corre a céu aberto transforma o bairro numa enorme vacaria e quando chuve, ai sim, temos nosso declinio está por completo.

Sr. Prefeito, Sr. "presidente", os bois, vacas, cabras e bodes estão muito felizes com a decisão de não fazer a manutenção em nossa praça, mas lembrem-se que quem vota não come capim, muito menos esquece.

Enviado por :        Silvio Cervantes - Morador do Francisco de Paula


Esta é situação desta praça no loteamento Francisco de Paula, nosso blog não fez contato com nenhuma autoridade sobre os fatos, mas estaremos acompanhando os acontecimentos.
Desde a ultima quinta-feira (15) a faixa apresentada na foto acima encontra-se no coreto da praça do loteamento Francisco de Paula, ate a publicação desta matéria, nenhum representante da prefeitura ou do Ver. Leonardo, pronunciou-se sobre este pequeno "protesto".


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Chegou o Natal!


Natal Pró Amália
Essa tarde de quinta-feira (15) foi uma tarde para recebermos uma chuva de carisma de dona Betinha, que pelo quinto ano realiza o "Natal Pró Amália" evento onde esta nobre cidadã distribui além de doces e brinquedos, afeto, carinho e  cidadania, sem falar da lição de solidariedade.


Desde o falecimento de sua filha, Amália, que era portadora de deficiência, dona Betinha encontrou alegria de vida no sorriso das crianças de sua comunidade e resolveu expandir o amor que tinha por sua filha a todas crianças da cidade promovendo este evento que a cada ano cresce mais.
Papai Noel Atendendo a pedidos.
Quem esteve no Clube Ipiranga pode dançar, correr, fotografar com Papai Noel, tomar, sorvete, comer pipoca e churros  dentre outras guloseimas, tudo bem do jeito que a criançada gosta.
Além do lanche teve também a distribuição de brinquedos e apresentações culturais de musica e dança, destacando a banda Força Especial do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (CERVAC) formada por crianças especiais, que chegou a apresentar-se no "TeleTon 2005" do SBT, acompanhando o cantor Daniel. O CERVAC também trouxe a apresentação de seu grupo de dança Arco-iris dos Sonhos.
  A presença do Papai Noel foi representada pelo ator Luiz Paulino, homenageado por sua vida dedicada a cultura e a arte.

O grupo de dança de Nova esperança mostrou sua arte com muito talento e a cultura de nossa terra com passos do rabecado do  mestre Salustiano e na melhor forma a eletricidade do frevo de rua.

Banda Força Especial do CERVAC

"A imagem de cada uma daquelas crianças é a prova que podemos ser maiores que nossos problemas, aquelas crianças são fortes e não estão nem ai para suas limitações físicas, são vencedores". Palavras emocionadas da dona de casa Andréa Patricia, moradora de Rosina Labanca que levou seus filhos de 4 e 7 anos para participar da festa.

Segundo a articuladora Social Jacicleide, grande apoiadora da festa, estima-se que mais de 400 crianças estiveram presentes durante o evento e foram distribuidos cerca de 300 brinquedos para aqueles que foram previamente escritos em trabalhos sociais. foram beneficiadas diversas comunidades de nossa cidade, porém, vale destacar a participação da comunidade de Jalisco proximo a Penedo, um loteamento muitas vezes esquecido mas que teve uma atenção especial neste momento, sua lider comunitária Conceição teve o prazer de trazer um onibus com cerca de 50 crianças de sua comunidade para este momento especial.

Na Sexta (16), a festa chegará ao engenho Santa Rosa levando alegria as crianças daquela comunidade.

Meubairrofaz parabeniza e deseja um feliz natal a dona Betinha e sua equipe de apoio por compartilhar de um sentimento tão belo, também não podemos esquecer o apoio de empresários, políticos, pessoas publicas e lideres comunitários que colaboraram direta ou indiretamente com a realização deste evento.





" Ninguém é tão pobre que não possa dar nem é tão rico que não possa receber".
 Proverbio popular
 
Feliz Natal!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Programa Paulo Freire Fazendo a Diferença



O Programa Paulo Freire - Pernambuco Escolarizado  está ativo em São Lourenço desde sua primeira versão, que contava com o suporte do SESI em 2007, a edição lançada sob direção do Governo do estado em 2008, ganhou uma forma mais dinamica e expandiu-se com facilidade em todo estado.
O curso de alfabetização ofertado tem duração de dez meses, sendo oito meses focados na alfabetização e dois na qualificação sócio-profissional inicial.
Ao longo do curso os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências de leitura, escrita e matemática e, dependendo do desempenho, passam a ter plenas condições de ingressar na Educação de Jovens e Adultos regular. E o acesso a cursos de qualificação segue a vocação socioeconômica da região em que vivem: agroecologia; segurança alimentar e nutricional; Agricultura Familiar; Psicultura; Caprinocultura, ovinocultura; apicultura;entre outras.
Programa Paulo Freire – Lançado em 2008, tem por objetivo principal permitir que jovens e adultos possam efetivamente ser alfabetizados estando aptos a prosseguir na educação básica. A meta do curso é também promover a inclusão social e qualificar os estudantes para o mercado de trabalho. No ano, de sua primeira edição em São Lourenço (2007), cerca de 900 alfabetizandos foram cadastrados sob a orientação de 40 alfabetizadores e 3 coordenadores de turmas que estiveram envolvidos na iniciativa. Hoje, na atual edição (2011) segundo a articuladora social Jacicleide, um total de 3500 alfabetizandos, cerca de 100 alfabetizadores e 20 coordenadores aderiram formalmente ao Programa. Numeros que vem destacando nosso municipio na região metropolitana em termos de desenvolvimento humano e chamando a atenção da secretaria de educação do estado de forma positiva, sendo a euipe de São Lourenço varias vezes sitada em encontros do capacitação como modelo organizacional de resultados claros e satisfatorios sem dscartar a  possibilidade de nossa cidade receber outros projetos de tamanha grandeza. A expectativa para 2012/2013 será atender 7.000 pessoas em toda cidade.

Alfabetizadoras Paulo Freire - Rosina Labanca recebendo materiais didaticos e merenda dos alunos