domingo, 9 de outubro de 2011

Inclusão Digital... Você, o Mundo e a Maçã.




Inclusão Digital pode ser considerada como democratização das tecnologias. Esse assunto tem sido muito repercutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a implantação.
Incluir uma pessoa digitalmente não apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital.

Desde o início de 2005, foi implantado pelo Governo Federal um projeto de inclusão digital: Computador para todos. Esse projeto é voltado para a classe C e permite a oferta de computador e acesso à Internet a preços subsidiados. O equipamento deve utilizar obrigatoriamente software livre.
Os projetos de inclusão social implantados pelo governo podem ser conhecidos mais profundamente pela página do Governo sobre o assunto.

Steve Jobs (1955-2011)
Estes dias o “mundo virtual” esteve de luto pelo gênio Steve Jobs, seria ele um profissional voltado a um mercado de equipamentos luxuosos de ultima geração, muito caros e de certa forma inacessível a camadas mais pobres? O que as ações deste homem influenciaram nas nossas vidas em nosso dia-dia.

Voce tem computador em casa? Frequenta lan house?
Se você tem seu PC em casa e tem possibilidade de usa-lo facilmente,  acredite, antes da Apple (empresa do Steve Jobs) isso não era possível. Pcs eram uma exclusividade de grandes empresas e centros de pesquisa, a Apple surgiu lançando um modelo compacto e próprio para uso domestico. Bastava ter uma simples TV para começar a entrar em novo mundo de descobertas.


Voce usa o mouse com frequência? Não, ele não inventou o mouse, mais popularizou...
Foi a Apple quem tornou esse periférico popular, quando começou a utilizá-lo em todos os seus computadores a partir de 1983. o mouse foi a solução perfeita para oferecer uma interação simples e funcional entre o usuário e o sistema operacional.

o primeiro sistema operacional, no formato que conhecemos, O Mac OS mostrava o mundo da informática de forma amigável e simples para o usuário, tornando essa tecnologia acessível para um grupo maior de pessoas. Identificar os itens do seu computador por ícones é muito mais fácil do que em linhas de comando, além do fato da imagem ser uma linguagem universal. E esse foi um passo decisivo para a popularização da informática e do computador pessoal.

Voce usa disquetes ou pendrive? Hoje, praticamente não vemos mais disquetes no mercado, e pouquíssimas pessoas se utilizam desse acessório para salvar seus arquivos. O principio da memória física portátil partiu da Apple e não demorou para desenvolver outras tecnologias, o o pendrive, o notebook, netbook, a tecnologia touch screen e internet no seu celeular (smartphones), ipads e suas variações.
Quem assistiu “Toy history”, a animação 3D que marcou o inicio de um novo padrão de trabalho para animações e o uso dessa tecnologia em nosso cotidiano.
Se você não entendia porque milhares de pessoas choravam e prestavam homenagens a este “cientista”, esta é a razão, ele fez diferença.

a grande lição que Jobs deixa é que não se deve ficar na zona de conforto de ser “mais um”. Jobs se destacou porque foi singular. Porque acreditou nas suas ideias e perspectivas de futuro, mesmo com erros no meio do caminho (e quem não errou nessa vida). O maior legado de Jobs é a mensagem que aqueles que pensam diferente, marcam o seu lugar na história.


Valeu Steve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário