domingo, 30 de outubro de 2011

Cultura: O que esta acontecendo?



Já disse alguém que "a cultura é a alma de um povo". O conjunto de costumes que marcam uma nação, que diferencia povos e está presente em nosso cotidiano.
O que temos feito com nossos modos peculiares diante a diversidade cultural quie nos é dada pela internet e a midia de massa? Movimentos culturais cada vez mais "alteram" nosso modo de vida, Um movimento cultural é uma mudança no modo como diferentes disciplinas (artísticas, científicas, filosóficas, etc.) encaram o seu trabalho. É, em grande medida, uma distinção artificial, uma vez que raramente existe uma quebra radical, deliberada e consciente, antes as mudanças se processam lentamente e quase de forma inconsciente.
De modo geral a musica tem uma responsabilidade muito grande nesse processo de inserção de um movimento cultural, ela carrega entre suas linhas e estrofes, gritos de guerra, pedidos de paz e amor, renascimento, sempre com resultados fantasticos.
A musica carrega a força necessaria para estabelecer essa da diversidade cultural, ela faz o papel de um vento dissiminando ideias de forma muito eficaz.
A Diversidade cultural que falamos, refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
 
Assim como Recife fez uso do poder da musica para conduzir uma ideia (veja a materia "Mobilização Social: Uma forma de mudar!"), Woodstock, Tropicalia, cultura punk, entre outros movimentos pelo mundo tiveram a musica como base para sua construção. As guerras e mobilizações de combate a fome na africa tiveram sua força sob a musica.
Mais nem sempre esses movimentos foram usados de forma positiva, muitas vezes movimentos que visavam uma imposição de costumes para controle de massas e de desordem social.
Hittler em seu reich, usou seus recursos de midia, radio e cinema para pregar seus ideais, atraves de hinos e brados conquistando membros paa sua "juventude Hitlerista" usando da força do "Imperialismo cutural".
Imperialismo cultural é o conjunto dos processos pelos quais uma sociedade é introduzida no sistema moderno mundial, e a maneira pela qual sua camada dirigente é levada, por fascínio, pressão, força ou corrupção, a moldar as instituições sociais para que correspondam aos valores e estruturas do centro dominante do sistema, ou ainda para lhes servir de promotor dos mesmos.

O brega é cultura popular?Fazer essa pergunta, hoje, talvez seja entrar tarde demais no assunto, pois o brega e suas variações (tecnobrega, brega pop, brega paraense ou recifense) já entraram na esfera de interesse do debate cultural há alguns anos, Assim cmo  o funk carioca. Acompanhando a reaproximação da academia e dos meios de comunicação com estéticas emergentes das periferias das grandes cidades. Além disso, a “onda” midiática do brega que tomou a região metropolitana do Recife apenas alguns anos atrás aparentemente esmaeceu, ou talvez melhor, desdobrou-se em outros estilos que se adaptam às dinâmicas do consumo das audiências locais.

O que acontece em nossa cidade?

Infelizmente, a ideia de movimento cultural tomou outro rumo diante das necessidades mercadologicas.  Hoje convivemos e sofremos as consequencias de ideais mau esculpidos e trabalhados pelos mercadores interessados apenas em questoes financeiras, sem medir os transtornos causados por um modismo irresponsavel.
 Gravidez na adolecencia, alcolismo, prostituição,  brigas em bares e shows, indução ao sexo precosemente, são algumas das consequencias de determinados tipos de modismo e cultura destruitiva, que vem degradando lares, destruindo casamentos e a relação entre pais e filhos.
Essa materia tem o intuito, querido leitor de nos por para pensar que o simples ato de ligar nosso radio para ouvir determinados ritmos, Mcs e bandas podemos estar dando apoio a algo maior que esta além de nossos lares, mas que pode refletir em nosso dia-dia. É duro pensar em crianças com 12, 13 anos, gravidas, consequencia da moda das "novinhas" triste falar das conhecidas brigas nas festas da cidade (lembrando e parabenizado a ação da Policia contendo varias vezes o tumulto), sem falar os enumeros crimes pasionais em varios pontos da cidade causados por bebedeira e traições. É isso que desjamos para gerações futuras?


"A música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo."
François Guizot

Nenhum comentário:

Postar um comentário